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ATÉ ONDE VÃO OS DIREITOS DO AUTOR

É comum autores iniciantes, e outros nem tão iniciantes assim, perguntarem sobre até onde vai o seu direito como autor. Faz algum tempo uma autora me perguntou sobre a possibilidade de processarmos a Rede Globo devido a uma história de amor passada em uma novela com a trama na livraria de um Shopping Center, situação semelhante a um conto dessa autora que havíamos publicado.

Minha resposta foi não, e tive que dizer o por quê. Ela achava que de alguma forma o autor do folhetim televisivo havia tido conhecimento de seu conto e se aproveitado de sua ideia. Expliquei para ela que mesmo que isso tivesse acontecido não seria um crime, não que o plágio não pudesse ser possível em outra situação, por que, para que isso aconteça, será preciso mais que a ideia, coisas como semelhanças na trama e no desenvolvimento de personagens.

Mas o que a deixou chocada foi saber que os direitos do autor não cobrem a ideia, mas a forma como a ideia é desenvolvida. Que a ideia de uma trama de amor na livraria de um shopping pode ser desenvolvida ao mesmo tempo por dois ou três autores, sem que um tenha conhecimento dos trabalhos dos outros.

Milhares de pessoas têm grandes ideias para um conto, um romance, uma novela, todos os dias, mas quantos se transformam efetivamente num trabalho literário? Portanto, o trabalho do autor não está na ideia, mas na realização da mesma, na forma como o autor a desenvolve. Quando você manda um trabalho para registro na Biblioteca Nacional ou na Câmara Brasileira do Livro, o que você está registrando mesmo é a forma como você desenvolveu a sua ideia.

O mesmo ocorre com o título, para que um título seja autoral e, portanto, suscetível de plágio, ele precisa ser bastante particular. Se eu escrevo hoje um romance com o título "Memórias póstumas de Brás Cubas" estarei cometendo um plágio descarado, se o autor estivesse por aqui poderia me processar por isso. No entanto, se eu desse ao meu livro o título "Memórias póstumas de Zacarias" poderia ser criticado no máximo por falta de originalidade, mas Machado de Assis não teria razão para me processar.

Em 1980 Escrevi As fãs de Frank Sinatra, no momento em que o cantor esteve pela primeira vez no Brasil, baseei-me no título As Fãs de Roberto Taylor, peça de Gastão Tojeiro, escrita em meados do século passado. Minha peça teve duas montagens na Paraíba, tempos depois outro autor paraibano, Tercisio Pereira, escreveu As Fãs de Roberto Carlos, os títulos e os textos partem da mesma ideia, mas as obras são diferentes.

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VAMOS TIRAR DE LETRA

 

Tivemos que mudar o nome do blog mais uma vez, desta vez por que BRASIL DE LETRAS, como queríamos em substituição a PALAVRAS DO CAOS, não teve o link aceito no Facebook, que é uma de nossas principais plataformas de divulgação. Mudamos então para TIROU DE LETRA, espero que gostem.

Para mim o nome traz duas significações, a primeira no sentido de categoria, de realizar bem uma tarefa, com criatividade. A segunda, no sentido de obter ganhos, ou seja, de viver profissionalmente do talento de escritor, de tirar o sustento das letras.   

Que assim seja!

PALAVRAS DO CAOS VIROU BRASIL DE LETRAS

Com a passagem da pandemia, mesmo que ainda não tenha terminado, mas a domesticação do vírus com as vacinas aponta para isso, a proposta do Palavras do Caos para mim ficou esvaziada. Ela surgiu no auge e no medo desse flagelo, com a finalidade de dar espaço para que poetas e escritores pudessem extravasar suas angustias diante do desconhecido, do inusitado. Dessa forma cumpriu seu objetivo porque foi possível publicar quatro e-books e dois livros físicos com a produção de poetas e escritores de todo o país.

Então, resolvi transformar a iniciativa em BRASIL DE LETRAS, uma comunidade para tratar dos assuntos ligados a produção literária, e a profissionalização do escritor.

Muita gente que escreve gostaria de viver apenas do seu ofício de escritor, mas não sabe ainda que não precisa ser um Paulo Coelho ou um Dan Brown, para viver do que escreve. São muitos os caminhos que um escritor pode trilhar para viver do seu talento com as letras, que passam pela escrita criativa, pelos livros de não ficção, por blogs, jornais, podcast, TV, teatro, cinema, canais virtuais..., todos esses lugares não sobreviveriam se não houvesse escritores por trás.

Hoje, mais do que antes, as pessoas estão começando com a autopublicação até migrarem para alguma empresa, mas há quem tenha feito à opção de continuar como seu próprio editor, como uma empresa individual, criando sua produção literária e tomando conta dos rumos dela.  


Amanda Hocking
, escritora norte-americana de ficção paranormal que emergiu da obscuridade para se tornar best-seller sem depender de um editor ou agente literário, está ganhando muito dinheiro com vendas de livros no Kindle. Ela foi classificada em alguns blogs como primeira escritora independente campeã de vendas. O jornal USA Today estimou que a conta bancária da artista deva ser maior que US$ 1 milhão, de acordo com o site Business Insider.

Portanto, é perigoso acreditar que seus sonhos dependem de um editor, de uma empresa, quem determina o sucesso do livro é o público, e esse sucesso pode acontecer de maneira rápida.

 

Embora o exemplo acima pertença à autora de língua inglesa é preciso lembrar que no Brasil também


temos exemplo no mercado da autopublicação, mercado que está aquecido. Um exemplo brasileiro é
Nanah Pauvolih que era uma pessoa comum e depois de publicar seus livros de enredos sensuais ou românticos chegou à fatura R$ 50 mil por mês.

 

Mas você não precisa se tronar um best-seller para ganhar dinheiro e viver bem com seu talento de escritor. Entre os que estão no topo e a maioria que permanece na base existem várias formas de você empreender e trabalhar como escritor, basta descobrir esses caminhos e perseverar em algum deles. São muitas as opções para quem escreve, basta você descobrir como trilhar por elas para se profissionalizar.

 

Se você gostou desse artigo e quer receber outros sobre a atividade de escritor, entre para a comunidade, inscreva-se no blog, e não se esqueça de curtir o post e, se possível, compartilhe com os amigos. Seus comentários e suas opiniões também serão importantes. Semanalmente estaremos por aqui.

Até o próximo!     

LUZ NO FIM DO TÚNEL

 




Último lançamento de 2021 da Taba Cultural Editora, Luz no fim do túnel  fecha os trabalhos do Projeto Palavras do Caos, que produziu ainda os e-books No fim tem poesia e Prosa na Pandemia, lançados no meio do semestre. O lançamento do livro físico neste momento, certamente terá o mesmo sucesso dos e-books que continuam ganhando leitores em todo o país.

O projeto conta nesta etapa com a parceria dos seguintes poetas e escritores, das mais diversas regiões:

Angélica Manfroi - Camila Pozzer - Carlos Henrique de A. Rabello  - Clara Dal -  Célia Terezinha Neves Vieira  - Cezar de Almeida  - Edite de Abreu Ferreira Nunes -Elyane Lacerdda - Jeffersom Rocha - Fernando Carvalho  - José Maria Rodrigues - José Olívio Paranhos Lima - Kika Amorim - Lígia Maria Lima Porto - Luciana Medeiros dos Santos - Luiz Vieira  - Manoel Carvalho Ramos - Márcia Jaber - Maria Apparecida S. Coquemala - Margareth Cardoso - Odenir Foliador  - Pablo Natal - Raimunda Pinheiro de S. Frazão  - Solange Barifouse - Valéria Victorino Valle - Vanessa Vaz e Vera Pinheiro.

Sucesso para todos e que 2022 seja mais leve para todos nós! 

 

 

POESIA E PROSA NO BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA

Dentro das comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil, o país tem a chance de rever o movimento de 1822 e dar valor mais amplo às nossas conquistas nesses 200 anos de Independência, com seus personagens e seus reflexos na sociedade. Por isso a TABA CULTURAL convoca POETAS e ESCRITORES de todo o país para contribuírem com essa reflexão.

A proposta é reunir em quatro e-books, dois de poesia e dois de prosa, a produção literária atual, quer seja alheia ao tema da Independência, ou totalmente focada na compreensão desse evento e os caminhos que nos trouxeram até hoje.

Os e-books serão distribuídos gratuitamente para leitores de todo o país e do exterior, especialmente aqueles de língua portuguesa, como presente pelo transcurso do Bicentenário.

Não haverá resultado econômico nesta iniciativa, e os autores continuarão com os mesmos direitos sobre suas obras e poderão dispor delas para novas publicações, como desejar.

Como desdobramento desse primeiro momento, faremos o livro físico do projeto que será lançado em setembro de 2022 como coroamento das comemorações. Não será obrigatória a participação no livro físico.  

O PROJETO COMPREENDE DUAS MODALIDADES.

Modalidade - 1 BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA

Poesia e Prosa: os textos devem se referir a Independência, seus personagens, as revoltas e lutas de nosso povo por liberdade e sobrevivência, e reflexões sobre os reflexos desse evento no momento atual.    

Modalidade - 2 TEMA LIVRE

Poesia e prosa: o tema é livre e os textos não precisam ser inéditos. O objetivo é registrar a produção literária atual.

INSTRUÇÕES DE PARTICIPAÇÃO - LEIA ATÉ O FIM.

COMO PARTICIPAR:

Você pode participar como POETA e/ou ESCRITOR(A):

POETA: com qualquer modalidade poética, verso livre e/ou metrificado.

ESCRITOR(A): com conto, crônica ou prosa poética.

Mande até três trabalhos em cada categoria.

Mas atenção: nós nos guardamos o direito de não publicar textos de cunho racista, preconceituoso, de incitação ao ódio, politico partidário ou que de alguma forma deprecie a pessoa.

AO PARTICIPAR O(A) AUTOR(A) se responsabiliza pela originalidade de sua OBRA, bem como pelos conceitos e opiniões emitidos, isentando a TABA CULTURAL, de qualquer reclamação que possa no futuro ser feita contra ELA ou o/a AUTOR(A).


PRAZO PARA ENVIO
 – De 10 de dezembro de 2021 a 10 de fevereiro de 2022

COMO ENVIAR: Envie seus trabalhos apenas pelos e-mails:

antologias@tabacultural.com.br  ou  tabacultural@yahoo.com.br    

ATENÇÃO: mande os textos no corpo da mensagem mesmo (evite os anexos) com o assunto: Antologias do Bicentenário

Inicie a mensagem com:

- nome do autor:

- endereço completo com CEP:

- endereço de e-mail:

- número do celular/WhatsApp (opcional):

- uma apresentação pessoal de até 5(cinco) linhas:

- em seguida os trabalhos:

PARTICIPAÇÃO: Para fazer frente às despesas de produção, solicitamos uma taxa de participação no valor de R$ 11,00 (onze reais) por categoria, ou seja:

Poesia OU Prosa  = R$ 11,00

Poesia E Prosa = R$ 22,00

Isso para cada modalidade: TEMA LIVRE e/ou BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA

Pague a taxa pelo PIX-chave: taba@tabacultural.com.br

Caso o pagamento seja feito por outro que não o autor, envie o comprovante com a inscrição.

Caso ainda não use PIX solicite outra forma de pagamento pelo e-mail: taba@tabacultural.com.br

NOTAS:

1 - Faça a revisão do(s) texto(s) antes de enviar.

2 - Antes da publicação você receberá uma cópia digital de seu(s) trabalho(s) editorado(s) para sua aprovação.

3 - Não receberemos textos impressos, pelos correios, ou por qualquer outro modo, apenas em Word, pelos e-mails informados acima.

Qualquer dúvida use a opção “Comentários” abaixo, ou entre em contado pelo e-mail: taba@tabacultural.com.br.

José Maria Rodrigues
TABA CULTURAL EDITORA

Sites: 

www.tabacultural.com.br

http://noticiasdataba.blogspot.com.br

http://palavrasdocaos.blogspot.com.br