Quantos leitores você precisa para viver de seus livros? Já parou para pensar nisso? O escritor americano Kevin Kelly fez esse trabalho por nós em seu texto “1.000 True Fans”. Ele é um dos mais influentes pensadores sobre as transformações provocadas pela tecnologia. O texto é uma excelente reflexão sobre como viver da arte que produzimos, não só o escritor, mas todos que produzem arte e cultural.
A reflexão é
instigante porque tira um peso enorme de nossas expectativas e coloca as coisas
de forma realista e ao alcance possível de todos que produzem letras e artes.
Ele trabalha com a meta de 1.000 fãs, não 10 mil, ou um milhão, apenas 1.000 fãs,
dispostos a comprar seus livros, discos, suas obras de arte.
Mas sendo apenas
1.000 não será fácil conquistar esses leitores, ou fãs, todos vocês que
escrevem sabem disso, mas com método e disposição você poderá formar sua
audiência para viver do que lhe dá mais alegria em fazer. Porque existe mais de
uma maneira da carreira de um escritor dar certo. Os caminhos são vários, as
estratégias para chegar ao coração dos leitores também.
Sabendo que para ser um escritor de sucesso você não precisa de milhões
de leitores, mas de 1000 fãs reais apenas, você já se sente animado a
empreender para poder viver sua vida, desde que não esteja pensando em fazer fortuna.
Antes da internet, você nunca poderia satisfazer esse desejo. Mas agora
a satisfação está a um clique de distância, é o que Kevin Kelly nos mostra em seu texto.
Quaisquer que sejam seus interesses como criador, seus mil fãs reais estão a um
clique de distância de você.
Outra questão importante é que muitos escritores não gostam de lidar com
seus leitores, querem simplesmente escrever, que também é legitimo. Se esse for
seu caso você pode delegar essa tarefa para alguém, um parceiro, um ajudante, desde
que você saiba pedir para ele o que você deseja, e ele ficará no meio do campo
fazendo a ponte entre você e seus leitores, procurando aumentar o número de fãs
que você precisa,.
A conclusão, para Kevin Kelly, é que ao invés de almejar o caminho árduo e
improvável da celebridade, você pode mirar diretamente na conexão com mil fãs
reais. Porque não importa quantos fãs você realmente ganhe, estará cercado de
pessoas que realmente gostam do que você faz. É um destino muito mais saudável,
um caminho bem mais tranquilo. E você tem muito mais chances de chegar lá.
Estou desenvolvendo
um projeto para a Hotmart chamado “Jornada do Escritor” que logo será
lançado e vocês serão informados disso, que trata dessa e de outras questões, e
das possíveis estratégias que cada autor poderá usar para criar sua audiência.
Porque cada livro tem seu público e como chegar ao público de seu livro é a
tarefa de cada autor.