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Lançamento da Antologia ACLAPTCTC-2022


A Antologia ACLAPTCTC-2022 é mais um projeto vitorioso da parceria ACLAPTCTC & TABA CULTURAL Editora e será lançada nesta sexta-feira, dia 1 de julho de 2022 dentro das comemorações do congresso anual da ACLAPTCTC - Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores.

A solenidade ocorrerá na Câmara Municipal de Vila Velha-ES com previsão de inicio às 19h. Haverá um segundo lançamento no Rio de Janeiro no mês de novembro do corrente ano.

O vitorioso projeto conta com a participação dos seguintes poetas e escritores:

Adircilene Batista - Alberto Rosa Fioravanti - Andreia da Silva Fraga – Angelina da Conceição Silva de Oliveira - Antônio Luiz Alves - Araken dos Santos - Berenice de Albuquerque Tavares - Carlos Furtado - Carlos Henrique de Aquino Rabello - Célia Terezinha Neves Vieira - Cezar de Almeida - Christal Fraga Borges - Clara Dal - Claudia Almeida - Clério Borges - Dalva Martins Frahlich - Dulce Maria Helena Loss Delboni - Edilson Celestino Ferreira - Edite de Abreu Ferreira Nunes - Ester Abreu Vieira de Oliveira - Fernanda Aparecida O.S.S - Fernando Carvalho - João Roberto Vasco  Gonçalves - Jocarly de Oliveira N. Sobrinho - Joelma Correia - José Maria Rodrigues - José Olívio  - Julio Maciel Treiguer - Jefferson Rocha - Karina Schmidt - Lúcia Maria Matos de Oliveira - Luiz Vieira - Luiza Fillus - Lenaldo Ferreira - Madalena Cordeiro - Margareth Cardoso - Maria Cândida Vasco Gonçalves - Maria Delboni - Maria Helena Campos Pereira - Marina Araújo Borges - Marinalha de Jesus Chamone - Matheus Gonçalves Batista - Meri Gerlin - Raimunda Pinheiro de Souza Frazão - Regina Moniz Ribeiro - Romero Siqueira - Rômulo Davi da Silva - Rosana Cristina Ferreira Silva  - Rosângela Sousa  - Rute Maria da Costa  - Silvia Araújo Motta  - Solange Barifouse - Wilson de Oliveira Jasa  - Zenaide Emília Thomes Borges.

Estão todos de parabéns pelo resultado do projeto, e ainda pela oportunidade que propiciaram aos autores, a academia e a editora, para a divulgação de nossa literatura, todos conscientes da necessidade da descentralização e inclusão, sempre em prol das letras e das artes.  

 

 

 

  

JORNADA DO ESCRITOR



Olá, Escritor(a)!

Este convite é para você que gostaria de viver profissionalmente como escritor, mas está em dúvida por onde começar. Para você que publicou, o livro ficou encalhado e você não sabe a razão. Ou para você que não está satisfeito com os resultados financeiros do que produz como escritor. Se qualquer desses for o seu caso, venha para a Jornada do Escritor, projeto lançado na Hotmart, pensado para contribuir com a carreira de jovens escritores e de quem já está na estrada.

Na Jornada você irá descobrir as ferramentas necessárias para criar suas estratégias  e chegar até seus leitores. Vai descobrir como criar sua audiência e se inserir no mercado, independente de terceiros. Porque existe mais de uma maneira da carreira de um escritor dar certo, e você precisa descobrir aquela feita para você, aquela em que você poderá se sair melhor.

O curso, 100% digital, oferece as informações que você precisa para que possa dar os primeiros passos na profissão e traçar suas estratégias para se transformar num escritor profissional. 

Estamos vivendo o melhor momento para quem escreve, nunca foi tão fácil publicar, divulgar e vender. Estamos no centro da grande revolução do mercado editorial que jamais aconteceu, a Jornada do Escritor é fruto dessa revolução. E não conheço outro produto no mercado que reúna todas essas ferramentas no mesmo lugar.

Você vai perceber que poderá chegar muito mais longe com suas publicações, e se tornar dono, ou dona, do seu sucesso como escritor ou escritora.

Para saber mais, acesse o link:  Jornada do Escritor

VOCÊ NÃO PRECISA DE MILHÕES DE LEITORES

Quantos leitores você precisa para viver de seus livros? Já parou para pensar nisso? O escritor americano Kevin Kelly fez esse trabalho por nós em seu texto “1.000 True Fans”. Ele é um dos mais influentes pensadores sobre as transformações provocadas pela tecnologia. O texto é uma excelente reflexão sobre como viver da arte que produzimos, não só o escritor, mas todos que produzem arte e cultural.

A reflexão é instigante porque tira um peso enorme de nossas expectativas e coloca as coisas de forma realista e ao alcance possível de todos que produzem letras e artes. Ele trabalha com a meta de 1.000 fãs, não 10 mil, ou um milhão, apenas 1.000 fãs, dispostos a comprar seus livros, discos, suas obras de arte.      

Mas sendo apenas 1.000 não será fácil conquistar esses leitores, ou fãs, todos vocês que escrevem sabem disso, mas com método e disposição você poderá formar sua audiência para viver do que lhe dá mais alegria em fazer. Porque existe mais de uma maneira da carreira de um escritor dar certo. Os caminhos são vários, as estratégias para chegar ao coração dos leitores também.

Sabendo que para ser um escritor de sucesso você não precisa de milhões de leitores, mas de 1000 fãs reais apenas, você já se sente animado a empreender para poder viver sua vida, desde que não esteja pensando em fazer fortuna.

Antes da internet, você nunca poderia satisfazer esse desejo. Mas agora a satisfação está a um clique de distância, é o que Kevin Kelly nos mostra em seu texto. Quaisquer que sejam seus interesses como criador, seus mil fãs reais estão a um clique de distância de você.

Outra questão importante é que muitos escritores não gostam de lidar com seus leitores, querem simplesmente escrever, que também é legitimo. Se esse for seu caso você pode delegar essa tarefa para alguém, um parceiro, um ajudante, desde que você saiba pedir para ele o que você deseja, e ele ficará no meio do campo fazendo a ponte entre você e seus leitores, procurando aumentar o número de fãs que você precisa,.

A conclusão, para Kevin Kelly, é que ao invés de almejar o caminho árduo e improvável da celebridade, você pode mirar diretamente na conexão com mil fãs reais. Porque não importa quantos fãs você realmente ganhe, estará cercado de pessoas que realmente gostam do que você faz. É um destino muito mais saudável, um caminho bem mais tranquilo. E você tem muito mais chances de chegar lá.

Estou desenvolvendo um projeto para a Hotmart chamado “Jornada do Escritor” que logo será lançado e vocês serão informados disso, que trata dessa e de outras questões, e das possíveis estratégias que cada autor poderá usar para criar sua audiência. Porque cada livro tem seu público e como chegar ao público de seu livro é a tarefa de cada autor.

 

PARA QUEM VOCÊ ESCREVEU SEU LIVRO?

É comum verificarmos a frustração e, às vezes, o desânimo de escritores que amargam o encalhe do livro que escreveu. Antigamente era pior porque as tiragens eram maiores, 1.000 a 3.000 exemplares. Hoje trabalhamos com tiragens de 100 a 300 exemplares, fica mais fácil distribuir, mas nem sempre. O mesmo ocorre com o e-book que fica parado na plataforma a espera do leitor que não comparece.

A situação é frustrante, mas é generalizada, por que se fizermos a pergunta mais importante em toda essa história para 100% dos que escrevem, mas não vivem profissionalmente como escritor, 99% não vai saber responder. E a pergunta é a seguinte: para quem você escreveu seu livro?

Alguns se sentirão ofendidos se tiverem que responder, simplesmente porque desconhecem quem é seu leitor, que ele autor, ou ela autora, confunde com a mãe, o irmão, o companheiro, os parentes de modo geral e os amigos.

Esses serão nossos leitores sempre, mas não existe um único escritor em todo o mundo que tenha tantos amigos e parentes, que o permita viver do que ele escreve. Simplesmente porque esses leitores, em grande parte, querem receber o livro de graça, por isso não servem como parâmetros para nossa audiência.

Estou falando do leitor ideal, aquele que comprará seu livro uma vez, e continuará comprando todos os que você escrever, porque você estará escrevendo para ele e ele precisa de seu livro, e vai ajudar a divulga-lo por onde passar. Esse leitor é o maior divulgador do escritor. Mas você sabe quem é o seu, aquele para quem você pensou o seu livro?

Se fizermos a pergunta teremos basicamente três respostas.

- Eu escrevo para todo mundo!

Esta é a mais inócua das respostas, porque quem escreve para todo mundo, no fundo não escreve para ninguém.

 A segunda resposta vem com um pouco de irritabilidade:

 - Eu escrevo para quem gosta de ler!

 Quer dizer, todo mundo que compra livro, repete sem dizer, o todo mundo da primeira.

 A terceira vem mais irritada porque é mais real:

 - Eu escrevo para mim!

O autor desta certamente encontrará mais leitores que os demais porque traz o leitor ideal implícito, ou seja, todos que são como ele.


Fico pensando em João Guimarães Rosa ao escrever Grande Sertão Veredas. Se ele estivesse escrevendo para ele será que se submeteria aquele esforço colossal para enfrentar daquela forma as mais de seiscentas páginas do romance? Acho que sim. Ele escreveu para o mais sofisticado dos leitores, que ao mesmo tempo amasse a literatura e o Brasil, que tivesse sede de entender o país. Escreveu para ele mesmo.

Por que qualquer leitor que não junte essas três qualidades não topa enfrentar o romance. Por isso ele não teve muitos leitores no início, perdeu o concurso de que participou para uma obra que hoje ninguém sequer lembra o nome. Enquanto Grande Sertão Veredas vem crescendo em importância e em número de leitores ao redor do mundo desde então.

Mais de 60 anos depois continua procurada pelos leitores mais sofisticados e pelos estudantes do colegial. Esse é o destino dos clássicos, dos gênios, suas obras ficam mais conhecidas, mais populares, à medida que o tempo passa. Mas essa não é a realidade do grosso da literatura, da grande maioria dos escritores, cujas obras se esgotam em seu próprio tempo, ou um pouco depois.

Por isso é fundamental que você saiba quem é seu leitor ideal, e ele muda dependendo do conteúdo da obra que você estiver escrevendo, porque você depende dele para que sua obra tenha fôlego. A divulgação de sua obra terá destino certo se estiver claro para você quem é seu leitor ideal.